blog

5 formas de melhorar o sinal do Wi-Fi

O Wi-Fi funciona distribuindo o sinal da internet através de ondas. Mas ao contrário de uma emissora, o alcance do sinal do Wi-Fi não é lá grande coisa e só atravessa curtas distâncias, o que prejudica seu funcionamento efetivo em toda a casa. Você já deve ter notado isso, não é mesmo?

Uma boa maneira de melhorar o sinal é com a instalação de um repetidor ou extensor de sinal. Este é um aparelho que serve para ampliar o alcance do modem e permite que mais equipamentos se conectem a ele.

Mas também existem alguns truque básicos, e que não gastam quase nada, capazes de ajudar o Wi-Fi a funcionar melhor! Confira a nossa lista.

Mantenha o roteador atualizado

A tecnologia muda a toda instante e quanto mais recente for o aparelho, melhor e mais bem equipado será o modem.

Localização

A gente sabe que esses equipamentos não são nenhuma referência de design e estilo, e que o melhor seria que eles não ficassem visíveis para não interferirem na nossa decoração, mas é importante que eles estejam localizados na parte central da casa ou pelo menos onde a internet é mais usada. Além disso, deixar o Wi-Fi em lugares altos ajuda muito na qualidade do sinal.

Outros eletrônicos

Como o Wi-Fi funciona com ondas eletromagnéticas, outros aparelhos eletrônicos podem interferir no sinal. Os micro-ondas e os telefones sem fio são os que mais atrapalham, por isso o melhor é evitar que esses equipamentos fiquem próximos para que não haja interferência.

Barreiras físicas

O Wi-Fi não tem uma potência muito grande, então qualquer bloqueio físico enfraquece o sinal. Paredes, lajes, tubulações, espelhos, concreto e, até mesmo, o aquário do seu peixinho vão interferir no seu sinal, por isso é preciso evitar aproximar o modem deles.

Apartamentos

Você compartilha a rede de Wi-Fi com seus vizinhos do prédio? Então, peça para que o distribuidor do Wi-Fi seja mantido no último andar para que todos tenham sinal. Mas isso não é muito recomendável para quem mora em prédios muito altos, já que o concreto enfraquece o sinal e assim os moradores dos andares mais baixos ficariam prejudicados.


Fonte: Exame.com